segunda-feira, 19 de abril de 2010

Prova de Amor, o Filme

O que é uma prova de amor? Doar se inteiramente ao outro? Porque? Para que? Para fazê-lo feliz? Ou para fazer a si mesmo feliz? Porque quem ama precisa de uma prova de amor? O que é uma prova? Radical de provação? Perguntas complexas...Porém, provavelmente, ao você assistir ao filme "Prova de Amor", perguntas mais complexas do que estas surgirão!
Sinceramente, parece mais um daqueles milhares de filmes que vão contar uma história de superação em que o amor é capaz de tudo. Eu mesma quando o vi nas prateleiras da locadora, hesitava em assistí-lo. Não queria me entristecer com mais uma personagem vitimada por uma doença dolorosa e fatal. Mas, um impulso levou-me a arriscar e eu, mais uma vez - afinal isso acontece nas melhores famílias - estava enganada!
Bom, você deve estar se perguntando do que se trata o filme? (Ou dizendo, putz... o que será que ela viu nesse filme!rs). Vamos lá... as histórias do filme:
Kate Fitzegerald, interpretada maravilhosamente por Sofia Vassilieva, é uma adolescente com câncer. Diagnosticada desde criança, só sobreviveu por que teve uma irmã doadora, Anna (outro destaque do filme, a pequena e brilhante, Abigail Breslin, de Pequena Miss Sunshine). Anna, por sua vez, foi fruto da biotecnologia, planejada genéticamente para que pudesse salvar a vida de Kate, de acordo com a vontade dos pais. No entanto, e é essa é a questão central do filme, Anna se opõe a essa decisão e para se fazer ouvir vai ao tribunal, com a ajuda de um advogado famoso (por que será que ele ajuda ela? Eu me perguntei desde o inicio!). Toda esse conflito, revela outras histórias dessa família: Uma mãe que deseja proteger sua filha doente a todo custo, ainda que... bom, vocês vão descobrir!; Um pai que tenta ouvir a todos, mas nem sempre é escutado; Um filho que deseja muito também existir para essa família; uma juíza que está para além de uma simples operadora do direito, ela sabe a dor da perda de uma filha.
E é essa história que vamos acompanhando e que vai se desenvolvendo em um tempo lógico, mas não linear, mostranto que o construto da família idealizada, também tem rachaduras!
Não posso contar o final. Você vai precisar assistir para tirar suas próprias conclusões. Mas, aviso, que também não se trata de mais um caso espetacular a ser julgado por um juri em um tribunal. Na verdade, na minha opinião, ainda que o câncer seja o vilão da trama, o tema central do filme também não é a doença. Trata-se de família, da escuta, do amor. Leva-nos a perguntar: será que escutamos a quem amamos? Será que somos capazes de respeitar o desejo do outro, ainda que não seja o nosso desejo? Será que há lados na família, um mais importante do que o outro? O que é então de fato o amor? ......................................
Vale a pena conferir!

Dados do Filme
Título Original: My Sister's Keeper
Ano Lançamento: 2009 (EUA)
Dir.: Nick Cassavetes
Elenco: Abigail Breslin, Cameron Diaz, Sofia Vassilieva, Alec Baldwin, Jason Patric, Evan Ellingson

3 comentários:

  1. Tanis, seu blog está lindo! E ele transparece o que é vc! Vc é uma artista! Tenho certeza que este espaço criado por vc vai possibilitar que muitas pessoas leiam textos interessantes e histórias emocionantes! Eu que tenho contato com vc posso afirmar que vc e o Vitinho são 2 enciclopédias de filmes!!! Adorei o dia de hoje e as indicações dos filmes! Como sempre vc arrasa! Amo vc minha amiga! bjos

    ResponderExcluir
  2. Ei Tanísia, vc assistiu PRECIOSA? Foi um filme que me deixou varios questionamentos sociais e sobre nossa profissão Se já assistiu, poste algo pra gente....
    Aceita pedidos?rsrsr
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Querida Maíra, ainda não assisti, por aqui ainda não chegou, mas to super ansiosa pra ver!Pode deixar que eu vou postar! E vamos compartilhar desses questionamentos! Um super abraço pra vc! Tanísia

    ResponderExcluir